Tereza Batista Cansada de Guerra

Livro: Tereza Batista Cansada de Guerra
Autor: Jorge Amado
Editora: Martins Fontes
Ano de Publicação: 1972



Jorge Amado faz parte da prosa regionalista brasileira e é estudado no Ensino Médio e cobrado nos vestibulares da vida( por isso o preconceito por parte da galera mais jovem, né?)
Vamos deixar de preconceito! Aliás, derrubar ideias preconceituosas é um dos pontos altos na obra do nosso Amado.
A protagonista desse romance fica órfã muito cedo e é criada pela tia que vive em condições miseráveis. Pra se livrar da garota, a tia a vende a um coronel ( primeira atrocidade da trama! E feita pela pessoa que deveria protegê-la).

”Peste, fome e guerra, morte e amor, a vida de Tereza Batista é uma história de cordel”

Tereza Batista sofre abusos psicológicos e sexuais por parte do Capitão Justo (grande ironia, de justo ele não tem nada!).
A narrativa nos revela uma personagem de grande apelo sensual ( típico de Jorge!), porém sem perder o lado humanitário e a vontade de ajudar ao próximo.
Por meio de Tereza Batista, mulher guerreira e inteligente, calejada pela vida de violências físicas e sexuais, Jorge Amado denuncia a condição da mulher em algumas regiões da Bahia em meados do século XX.
Esse romance apresenta muitas características da luta feminista (apesar de ser escrito por um homem), do desenvolvimento da empatia e da sororidade (muito antes da palavra virar modinha)

”...os corpos embolados na ânsia do amor; eram dois ao chegar, são um só, nas areias da praia encobertos por uma onda mais alta”



Escrito por: Tetê Lacerda