ENGOLE O CHORO



"Engole o choro" minha mãe dizia. Eu ria e me perguntava como isso seria possível. Hoje sei o significado. Perdi a conta de quantas vezes respirei fundo, segurei as lágrimas e olhei para cima como se isso fosse impedir de deixá-las cair. Como engolir o choro quando a dor mal te deixa respirar? Essa coisa de engolir o choro só funciona quando a gente é criança.

 "Engole o choro" eu ouvia. E de tanto engolir as lágrimas, aprendi a engolir mágoas, julgamentos, palavras, sofrimento. Aprendi a ficar em silêncio, e hoje sou muda para dizer o que sinto. Eu tentei. Eu juro que tentei engolir o choro, mas fui afogada pelas lágrimas.

 "Engole o choro" ma mandavam. Hoje já virou rotina ter que me isolar num canto para chorar. Porquê segundo a sociedade, demonstrar é fraqueza. Então eu não posso chorar, não posso sentir.

  Dói segurar o choro. Engolir as palavras, limpar as lágrimas que insistem em escapar. Dói o silêncio lá fora, o barulho excessivo aqui dentro e principalmente a dúvida. As palavras já não expressam nem a metade de tudo que sinto… Nem mesmo o sono sabe como aliviar. O acúmulo me fez fraquejar essa noite.

 "Engole o choro" eu me disse. E de tanto me obedecer, transbordei.     


Laryssa                  




O Senhor dos Livros disse...

Pôxa, minha mãe tb falava assim, mas cresci bem resolvida, sei definir o limite entre fraqueza e força. Ser forte é necessário na vida, só devemos baixar a guarda quando estamos na segurança da nossa fortaleza, seja ela sozinho, com Deus ou com alguém que confiamos :D

osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Jessica Rabelo disse...

Nossa que texto lindo. Sempre ouvi essa frase chamada Engole o choro. E eu sempre engoli. De certa forma me fez mai forte. Parabéns. Foi um texto lindo.
Beijos.

Fantástica Ficção

Ariela Oliveira disse...

Lindo texto! É muito difícil mesmo você "engolir o choro" quando tudo parece estar dando errado, tudo parece difícil, mas do meu ponto de vista o melhor é botar pra fora, deixar as lágrimas rolarem e desabafar, guardar mágoa e tristeza não dá certo..Bjs

Clube do Farol disse...

Se eu te falar que eu falei sobre algo parecido com o que você escreveu com a minha psicóloga essa semana, você acredita?
Aprendemos desde cedo a "engolir o choro", a não demonstrar fraquezas que, quando crescemos, sem querer acabamos reprimindo o que sentimos por achar que seremos fracos, errados, chorões... Mas na verdade, se reprimir nunca é bom, né? Às vezes precisamos chorar para sentir o que nos faz mal sair. Porque são somos robôs sem sentimentos, somos humanos e não somos feitos só de razão, mas de emoções também.
Parabéns pelo post! Amei! Meio que se encaixa na minha vida, rs.
Bjo
~ Danii

Luciana Souto de Oliveira disse...

Umas das coisas mais difíceis de se fazer e mais cruéis de se pedir... Já me peguei dizendo isso a meus filhos e depois me senti péssima.. a melhor coisa é colocar tudo para fora, livrar-se daquela angústia sem fim, só assim ficamos mais leves e prontos para recomeçar. Lindo esse texto. Adorei. Beijos

Pedagoga Literária disse...

Nossa que texto maravilhoso! Minha mãe nunca me mandou engoli o choro, não com essas palavras, mas me mandava calar a boca quando estava chorando kkk, mas não funcionava não viu, quanto mais ela mandava, mas eu chorava, baixinho, mas chorava, e até hoje sou assim, choro mesmo kkk, não engulo não, as palavras teve um tempo que até engoli, mas como vc fala no texto, eu transbordei, e hoje não consigo mais segura-las, eu boto pra fora tudo o que sinto. Parabéns pelo texto, bom fim de semana.

Gata Literária disse...

Lindo texto, essa frase realmente é comum entre as mães, eu também já a ouvi algumas vezes. Mas não acredito que a frase deva te dominar, você é dona de si mesma.

Amor Literário disse...

Olá, adorei o texto. Esse tipo de frases nos define quando não estamos bem mas acho que chorar faz bem.
Amor Literário

Papeando Livros disse...

Gostei, acredito que chorar não é demonstrar fraqueza e sim um meio de colocar para fora tudo que está te sobrecarregando emocionalmente. Tem momentos que temos que ser forte, pois a nossa felicidade depende de nos mesmo e através desta atitude podemos começar a fazer outras pessoas a se sentirem bem .

Canção dos Livros disse...

Olá! Tudo bem?
Uau!! Que texto impactante! Fiquei arrepiada! Amei esse texto! Parece que quando choramos nos livramos de todo o peso nas costas! Beijos

Minha Querida Leitura disse...

Esse é o espírito Senhor dos Livros!

Minha Querida Leitura disse...

Obrigada, Canção dos Livros!

Minha Querida Leitura disse...

Isso mesmo, Papeando Livros.

Minha Querida Leitura disse...

Amor literário, faz muito bem mesmo.

Minha Querida Leitura disse...

Obrigada Jessica <3

Minha Querida Leitura disse...

Que ótimo, Clube do Farol, fico muito feliz com isso!

Minha Querida Leitura disse...

Exatamente, Ariela.

Minha Querida Leitura disse...

Pedagoga, é bom chorar, chora mesmo.

Minha Querida Leitura disse...

É assim mesmo, Gata Literária.

Minha Querida Leitura disse...

Chorar é como tirar um peso, Luciana. Faz muito bem a todos ;)