Jantar Secreto



Livro: Jantar Secreto
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2016
Nota: 4/5




 Um sujeito estava andando pela rua quando deparou com um restaurante que vendia carne de gaivota. Pediu a carne, comeu, foi para casa e se matou. Por quê?”



Quatro amigos vêem a vida mudar quando são aceitos em ótimas universidades no Rio de Janeiro, podendo então, deixar sua vida no interior do sul do país. Dante trabalha em uma livraria e cursa administração; Leitão, um gordo assumido, hacker que frequenta aulas da ciência da computação; Miguel o “papai” do grupo estudante de medicina e Hugo, aspirante a chef com um ego e uma vaidade maiores que si mesmo.

Sabiam que seria difícil, mas não tão difícil.

O diploma não te da um emprego, muito menos sucesso principalmente em um país em crise. Quando isso é posto em prática junto com a dificuldade de pagar o aluguel, eles descobrem que a cidade grande não é um lugar tão tranquilo quanto eles estavam acostumados.

Sem muitas opções, uma idéia surge de um dos meninos, Hugo o cozinheiro, que sugere jantares secretos com suas especialidades na casa deles, podendo assim, levantar pelo menos uma parte do dinheiro que devem oferecendo uma experiência gastronômica exótica aos convidados.

Uma esperança. Até que para zoar, Leitão decide trocar carne de cordeiro do cardápio por carne humana e aumentar o valor. A surpresa ocorre quando surgem pessoas, que pagam... E pagam muito.

“Era a carne da própria mulher.”

Minha opinião: Gente, eu não tenho palavras pra dizer o que eu senti lendo esse livro. Talvez angustia... Não sei. Algumas partes me fizeram rir, outras me fizeram ficar com nojo e ate tristes. O livro tem duas formas de ser encarado: como uma ficção de suspense meio macabra com muito humor negro (que pode não ser tão bonito na visão de alguns) ou como algo que deva ser refletido. Não estou dizendo que existem jantares que servem carne humana por ai (talvez existam, quem sabe?), mas a maldade do ser humano pode chegar a esse ponto, disso eu tenho certeza absoluta.

Esse livro me fez pensar em vários assuntos e é uma leitura MUITO tensa e angustiante (pelo menos para mim), mas é bom ficar com o coração na mão de vez em quando.  A história me prendeu bastante, li em pouco tempo, e fiquei bem surpresa com o final, não imaginei (MESMO) aquilo! Acredito que seja um livro polemico que gere algumas divergências de gosto entre grupos de amigos (mas uma treta de leve sempre vai bem não é mesmo?).

Indico para quem gosta de:
·        Suspense
·        Livros macabros (humor negro)
·        Quem gostou de Caixa de pássaros (meu caso)
·        Um pouco de comédia do meio do terror e de toda a loucura dos personagens.

Milly







Nilton Alves disse...

Já li esse livro e também gostei muito. A capa é linda. Parabéns pelo blog. Boa noite.

Minha Querida Leitura disse...

Obrigada Nilton, boa noite :)

Yasmim - Blog Literarte disse...

Ola! Gostei bastante da sua resenha. Tive a oportunidade de ler Jantar secreto essa semana que passou, e adorei! o autor me instigou a ler mais a cada minuto que passava. Me prendeu mesmo. Claro que nao curti as cenas nojentas com detalhes sórdidos rs Beijos

Blog:http://literarte.blog.br/

sabrina ferreira disse...

Hey esse livro é demais! Adorei a leitura, realmente nos deixa tenso demais! No meu blog tbm tem uma resenha desse livro, passe lá depois!


Www.livroseoutrostrecos.com/

Mari Barros disse...

Doida para ler esse livro. Parabéns pela resenha impecável!

Minha Querida Leitura disse...

Yasmim, as cenas nojentas me davam um certo arrepio mas admito que gosto desse tipo de leitura KKKK.
Que bom que gostou da resenha, obrigada.

Minha Querida Leitura disse...

Sabrina,
Eu vou com certeza. Obrigada, beijos.

Minha Querida Leitura disse...

Mari, obrigada querida :)