A Importância do Senso Comum nas Relações



Resultado de imagem para a importancia do bom senso

Os acadêmicos e as pessoas que se acham inteligentes adoram demonizar a expressão senso comum; principalmente quando a opinião alheia difere das suas. Inclusive o senso comum é também chamado de conhecimento vulgar, banal, comum, popular. Ou seja, a elite intelectual não o usa.
O fato é: o senso comum não muda o mundo, mas salva o dia.
Caso você não tenha reparado ainda, o senso comum move as nossas relações. Se você conversa, no mínimo, com 3 seres humanos por dia, perceberá o quão importante é o senso comum em nossas vidas. O quanto ele nos livra de ciladas, irritações e discussões desnecessárias. Afinal, não só de conhecimento científico vive o homem.

Importância 1

No ônibus: Quando aquela senhorinha te diz “Nossa, que calor né, minha filha?” Sua vontade é dizer: “Moramos num país tropical, estamos no verão, agraciados pelo aquecimento global, amontoados com mais ou menos meia centena depessoas dentro de uma lata de sardinha, quem não estiver sentindo calor está doente ou já morreu.”
Ao invés disso, você sorri carinhosamente pra ela, responde “Nem me diga!” e cede seu lugar pra ela. Além de você ter sido um boa cidadã, não precisou entrar em uma discussão geográfica com a senhorinha que ainda te mandou um “Deus te abençõe, minha filha” quando você desceu do buzão.

Importância 2

Com a family: Quando sua família está reunida e a discussão gira em torno de assuntos polêmicos como sexo, droga e religião. Se você tem ideias contrárias da maioria e faz questão de expô-las... você corre sérios riscos. Principalmente se você falar frases como: “Já beijei várias pessoas do mesmo sexo e não me considero gay.”; “Já usei maconha e não me viciei, inclusive sou a favor da legalização” ou “Nietzche disse que Deus está morto. Para mim, Deus nunca existiu.”
Calma, jovem! Afinal de contas, você não quer ser o motivo de uma guerra familiar. É para isso que existe o senso comum. Utilize-o!
Você pode substituir as frases acima por algo do tipo: “Não tenho nada contra relações homoafetivas. Afinal toda forma de amor é válida.” “O álcool também é uma droga; vicia, mata e também abre portas para outras drogas. Acho que é preciso rever essas leis com muita cautela.” “Devemos respeitar as pessoas independente de cor, raça e religião!”
Todos irão concordar com você. Mesmo você sabendo que se estivesse dito as frases anteriores seria considerado o pior membro da família.

Importância 3

Com a família de seu namorado:

Se com a sua família tem que haver cautela, com a de seu amado esse cuidado tem de ser redobrado.
O equilíbrio de uma relação está diretamente ligado ao caos que você evita. Quanto mais você se esquivar de discussões desagradáveis com sua sogra, sua cunhada chata ou aquela tiazona do seu amor, mais paz interior terá e ganhará muitos adimiradores na sua nova família.
Dependendo da cultura ou religião que esta família estiver inserida, os membros implicarão até com aquela tatuagem minúscula que você tem.
Além de poder utilizar os discursos do senso comum citados no item 2, aqui, você terá de colocar em prática os trejeitos que o senso comum lhe impôs: comer o que lhe foi servido (mesmo que pouco), falar moderadamente e baixo, não beber muita bebida alcoólica, sorrir das piadas sem graça (sempre tem um piadista na família do seu amor) e, a última dica de todas:
“Nunca verbalize que não quer ter filhos!”
Vão encher seu saco. Substitua a frase acima por: “Se tiver de ser, será!”



Têtê






Maristela G Rezende disse...

Este post que você fez é realmente importante. Nos dias corridos de hoje, pouca gente leva em conta pequenos detalhes que diferem tanto a nossa vida e nos faz sentir pessoas realmente importantes. Parabéns pela iniciativa de postar algo tão bom.

Anônimo disse...

Adorei a ironia presente no texto

Minha Querida Leitura disse...

Obrigada Maristela, venha sempre ao nosso blog para encontrar mais textos como esses.

Tetê Lacerda disse...

Meninas, obrigada por reservarem um tempinho pra lerem meu texto e deixar um comentário de incentivo.

Tetê Lacerda disse...

Obrigada, Maristela

Tetê Lacerda disse...

Obrigada😚