Extraordinário


Livro: Extraordinário
Titulo original: Wonder
Autora: R. J. Palacio 
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5


"Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior."

"O rosto do Auggie não é tão ruim depois que você se acostuma." (Miranda, amiga de Via e de August desde os seis anos de idade) 




Essa história poderia ser só mais uma história de um nerd, fã do Star Wars, enfrentando as dificuldades do 5º ano. Mas não é. Os personagens dessa história não são personagens comuns; são extraordinários! (Desculpem o trocadilho com o nome do livro, mas não tem outro adjetivo que melhor caracterize August e sua família)
August ou Auggie nasceu com uma deformidade no rosto. Era tão diferente, que até o médico desmaiou quando o viu. Até os dez anos de idade, precisou passar por vinte e sete cirurgias para poder, ao menos, comer e enxergar melhor.
Como já era de se esperar, por ser uma criança esteticamente diferente das outras, a vida social de Auggie não é nada fácil. Ele tem dificuldade de fazer amizades. Além do preconceito das próprias crianças, tem de enfrentar o preconceito dos adultos também.
Auggie só vai para a escola no 5° ano; não por causa da sua aparência, mas devido ao seu baixo sistema imunológico. A escola constitui o espaço mais conflituoso e importante desse livro; já que na casa de Auggie todos o tratam normalmente (aliás, como tinha de ser!).
Você veio até aqui porque tem a seguinte pergunta na cabeça: Por que eu tenho que ler este livro?
Este é um livro que nos ensina a enxergar com os olhos do coração. Parafraseando o Pequeno Príncipe, “O essencial é invisível aos olhos”. Outra coisa muito bacana é que Auggie não conta sua história como vítima das circunstâncias e além de inteligente, carismático, divertido...ele é irônico pra caramba (I LOVE AUGGIE). O livro também traz várias referências do mundo literário, da música e do cinema.
Além de Auggie como narrador, o livro traz partes narradas das pessoas que convivem com ele.

"August é o Sol. Eu, a mamãe e o papai giramos em volta dele." (Via, a irmã do August)

"Algumas crianças realmente me perguntam por que eu ando tanto com 'o esquisito'. Esse pessoal nem o conhecem direito. Se conhecesse, não o chamaria assim."
(Summer, amiga de August)

"É difícil não dar uma segunda olhada. É difícil agir normalmente quando você vê o August.” (Jack, amigo de sala)

"Tenho que admitir que, da primeira vez que vi o irmao mais novo da Olívia, fiquei completamente surpreso.” (Justin, o namorado da Via)”

Dia 23 de novembro nos cinemas!


Tetê




Raissa Malvezi disse...

Olá!
Esse foi um dos melhores livros que li esse ano :)
A história é fantástica e com certeza nos ensina muito. Espero que o filme consiga passar tudo o que senti lendo essa história.
Beijos!

Books & Impressions

Unknown disse...

Oi Raissa! Concordo com você, estou com muitas esperanças nesse filme.
Beijinhos.

Unknown disse...

Ola :)
Adoro esse livro! Quero muito ver o filme, espero que corresponda as expectativas.
Beijos, Yasmim

Blog: http://literarte.blog.br

Unknown disse...

Eu To com ele em mãos, enrolando, enrolando, mas sempre leio sempre ótimas impressões desse livro, quero ler em breve!

Www.livroseoutrostrecos.com/

Unknown disse...

Yasmin, estou torcendo pro filme ser ótimo

Unknown disse...

Sabrina, é um ótimo livro mesmo! <3