Como Ter uma Vida Normal Sendo Louca


Livro: Como ter uma Vida Normal sendo Louca
Autora: Camila Frender e Jana Rosa
Editora: Agir
Ano de Publicação: 2013


“Hoje ninguém conta na timeline que está triste porque terminou – as pessoas mandam indiretas.”

O livro é escrito por duas mulheres: Camila Frender e Jana Rosa. O público-alvo são as mulheres, mas o livro vai muito além de discussões meramente femininas. Com um humor “corrosivo e psicanalítico”, como destacou Glória Kalil, no prefácio do livro, os temas abordados perpassam por vários conflitos da sociedade contemporânea como exposição nas redes sociais, tatuagens e auto-estima.

“Para que as pessoas sempre achem que você é a mais madura no quesito relacionamentos, existem frases que você pode jogar na conversa, não importa qual seja a história do casal.”

Logo pelo título Como ter uma Vida Normal sendo Louca, pode-se notar que o livro é uma sátira aos livros de autoajuda. Os mandamentos contidos nele e toda a forma de composição, incluindo os verbos no imperativo (“faça”, “pegue”, “confunda”, “invente”),  servem de exemplo pra comprovar isso.
O livro é divididos em cinco partes contendo ao todo trinta “ensinamentos”. Na última página do livro, contém uma lista com pedidos de desculpa à pessoas ou instituições que venham a se sentir ofendidos por ter o nome citado no livro. Ah! E é recheado de ilustrações lindíssimas feitas por uma das autoras, a Jana Rosa.
O guia em questão nos orienta a usar pitadas de loucura no nosso cotidiano. As situações citadas no livro são extremamente corriqueiras. Afinal de contas, quem nunca tomou um fora, ou foi atormentada pelo fantasma do ex, ou quis fugir de um papo muito chato ou mostrar intelectualidade para impressionar alguém...
Óbvio que algumas dicas dadas pelas autoras são um tanto quanto esdrúxulas. Mas o livro é de humor e o humor permite esses exageros.

“Seja inteligente, porque ser inteligente é o mínimo que esperamos de você para ler este livro”


 Por Tete




Anônimo disse...

Que livro legal, me deu vontade de ler...