ENGOLE O CHORO



"Engole o choro" minha mãe dizia. Eu ria e me perguntava como isso seria possível. Hoje sei o significado. Perdi a conta de quantas vezes respirei fundo, segurei as lágrimas e olhei para cima como se isso fosse impedir de deixá-las cair. Como engolir o choro quando a dor mal te deixa respirar? Essa coisa de engolir o choro só funciona quando a gente é criança.

 "Engole o choro" eu ouvia. E de tanto engolir as lágrimas, aprendi a engolir mágoas, julgamentos, palavras, sofrimento. Aprendi a ficar em silêncio, e hoje sou muda para dizer o que sinto. Eu tentei. Eu juro que tentei engolir o choro, mas fui afogada pelas lágrimas.

 "Engole o choro" ma mandavam. Hoje já virou rotina ter que me isolar num canto para chorar. Porquê segundo a sociedade, demonstrar é fraqueza. Então eu não posso chorar, não posso sentir.

  Dói segurar o choro. Engolir as palavras, limpar as lágrimas que insistem em escapar. Dói o silêncio lá fora, o barulho excessivo aqui dentro e principalmente a dúvida. As palavras já não expressam nem a metade de tudo que sinto… Nem mesmo o sono sabe como aliviar. O acúmulo me fez fraquejar essa noite.

 "Engole o choro" eu me disse. E de tanto me obedecer, transbordei.     


Laryssa                  




Viviane Oliveira disse...

Pôxa, minha mãe tb falava assim, mas cresci bem resolvida, sei definir o limite entre fraqueza e força. Ser forte é necessário na vida, só devemos baixar a guarda quando estamos na segurança da nossa fortaleza, seja ela sozinho, com Deus ou com alguém que confiamos :D

osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Jessica Rabelo disse...

Nossa que texto lindo. Sempre ouvi essa frase chamada Engole o choro. E eu sempre engoli. De certa forma me fez mai forte. Parabéns. Foi um texto lindo.
Beijos.

Fantástica Ficção

Unknown disse...

Lindo texto! É muito difícil mesmo você "engolir o choro" quando tudo parece estar dando errado, tudo parece difícil, mas do meu ponto de vista o melhor é botar pra fora, deixar as lágrimas rolarem e desabafar, guardar mágoa e tristeza não dá certo..Bjs

Clube do Farol disse...

Se eu te falar que eu falei sobre algo parecido com o que você escreveu com a minha psicóloga essa semana, você acredita?
Aprendemos desde cedo a "engolir o choro", a não demonstrar fraquezas que, quando crescemos, sem querer acabamos reprimindo o que sentimos por achar que seremos fracos, errados, chorões... Mas na verdade, se reprimir nunca é bom, né? Às vezes precisamos chorar para sentir o que nos faz mal sair. Porque são somos robôs sem sentimentos, somos humanos e não somos feitos só de razão, mas de emoções também.
Parabéns pelo post! Amei! Meio que se encaixa na minha vida, rs.
Bjo
~ Danii

Luciana Souto de Oliveira disse...

Umas das coisas mais difíceis de se fazer e mais cruéis de se pedir... Já me peguei dizendo isso a meus filhos e depois me senti péssima.. a melhor coisa é colocar tudo para fora, livrar-se daquela angústia sem fim, só assim ficamos mais leves e prontos para recomeçar. Lindo esse texto. Adorei. Beijos

Camponesa Literária disse...

Nossa que texto maravilhoso! Minha mãe nunca me mandou engoli o choro, não com essas palavras, mas me mandava calar a boca quando estava chorando kkk, mas não funcionava não viu, quanto mais ela mandava, mas eu chorava, baixinho, mas chorava, e até hoje sou assim, choro mesmo kkk, não engulo não, as palavras teve um tempo que até engoli, mas como vc fala no texto, eu transbordei, e hoje não consigo mais segura-las, eu boto pra fora tudo o que sinto. Parabéns pelo texto, bom fim de semana.

Unknown disse...

Lindo texto, essa frase realmente é comum entre as mães, eu também já a ouvi algumas vezes. Mas não acredito que a frase deva te dominar, você é dona de si mesma.

Aline Bechi disse...

Olá, adorei o texto. Esse tipo de frases nos define quando não estamos bem mas acho que chorar faz bem.
Amor Literário

Papeando Livros disse...

Gostei, acredito que chorar não é demonstrar fraqueza e sim um meio de colocar para fora tudo que está te sobrecarregando emocionalmente. Tem momentos que temos que ser forte, pois a nossa felicidade depende de nos mesmo e através desta atitude podemos começar a fazer outras pessoas a se sentirem bem .

Unknown disse...

Olá! Tudo bem?
Uau!! Que texto impactante! Fiquei arrepiada! Amei esse texto! Parece que quando choramos nos livramos de todo o peso nas costas! Beijos

Unknown disse...

Esse é o espírito Senhor dos Livros!

Unknown disse...

Obrigada, Canção dos Livros!

Unknown disse...

Isso mesmo, Papeando Livros.

Unknown disse...

Amor literário, faz muito bem mesmo.

Unknown disse...

Obrigada Jessica <3

Unknown disse...

Que ótimo, Clube do Farol, fico muito feliz com isso!

Unknown disse...

Exatamente, Ariela.

Unknown disse...

Pedagoga, é bom chorar, chora mesmo.

Unknown disse...

É assim mesmo, Gata Literária.

Unknown disse...

Chorar é como tirar um peso, Luciana. Faz muito bem a todos ;)